Compartilhe:

GESTÃO FINANCEIRA – Como a contabilidade pode contribuir?

Gestão Financeira:  Como a contabilidade pode contribuir?

Saiba um pouco mais sobre a área e como a ajuda de um contador pode ser positiva para a empresa

A Gestão Financeira bem planejada está entre os itens fundamentais no que diz respeito a saúde empresarial.

Não é incomum muitas empresas passarem dificuldades por não administrarem de forma correta os valores que entram e saem durante o mês ou se afundarem em dívidas intermináveis devido a má organização.

Esse tipo de situação tem sido bem constante pelas pequenas empresas principalmente agora no momento em que estamos vivendo com a pandemia do novo coronavírus.

Para entender um pouco mais esse cenário, a importância da gestão financeira correta e como a contabilidade pode contribuir com a situação trazemos através deste post questões pertinentes sobre o assunto.

Aqui você vai descobrir o que é gestão financeira, os principais erros cometidos pelas empresas e como a contabilidade pode contribuir positivamente para esse tipo de gestão. Tem dúvidas sobre o assunto também? Então não deixe de ler o nosso artigo.

O que é Gestão Financeira?

A Gestão Financeira é caracterizada como a união de ações e processos administrativos que envolvem toda a parte financeira da empresa desde análises, planejamentos e controle das atividades.

Um processo bem elaborado permite que análises de cenários, a criação de metas e prazos e também o acompanhamento de resultados corporativos sejam realizados. O principal objetivo desse tipo de gestão é manter o equilíbrio e a saúde financeira empresarial.

Quais os principais erros cometidos pelas empresas?

O problema de muitas empresas é que as mesmas acabam por não acompanhar todas as atividades desenvolvidas devido as atenções serem voltadas as necessidades de seus clientes e assim deixam de lado a parte administrativa e financeira da empresa.

Diante disso alguns erros são bastante cometidos por parte dos empreendedores como a falta de ferramentas de controle, a mistura de contas tanto da empresa como da vida pessoal, gestão de estoque ineficiente  e antecipação de recebíveis descontrolada.

Os erros cometidos podem gerar impactos negativos que, por sua vez, podem colocar o investimento como um todo em risco. Dentre os impactos que podem ser sentidos por uma má gestão financeira estão:

  • Descontrole sobre o capital de giro;
  • Desconhecimento do valor patrimonial da empresa;
  • Erros de cálculos;
  • Falta de informações importantes como contas, estoques entre outros;

Contabilidade: Como a área pode favorecer uma boa gestão financeira?

Diferente do que se pensa, a Contabilidade não é somente a área responsável pela parte tributária das empresas e processos burocráticos.

A área está cada vez mais próxima também da gestão financeira e pode contribuir de forma eficiente para manter o equilíbrio e saúde empresarial, uma vez que com a desorganização nem sempre somente o responsável pela área é capaz de organizar.

Os novos serviços contábeis permitem que o empresário tenha confiança e tranquilidade diante da gestão financeira da sua empresa e tenha um profissional terceirizado capaz de auxiliar na análise da saúde financeira e fornecer assim informações e dados econômicos, além de ajudar a interpretá-los e fazer uma análise de performance.

Ter a contabilidade aliada a gestão financeira da empresa permite uma abordagem mais ampla estratégica que incluem desde o controle financeiro da empresa, controle de custos, rentabilidade, controle orçamentário, análise de risco e planejamento financeiro.

A Confiabi é uma das empresas de contabilidade especializada em gestão financeira.

Se você se identificou com os problemas citados acima e deseja auxílio para o seu negócio converse com a nossa equipe especializada clicando aqui.